Seja bem-vindo ao Blog do Juninho Mix

Páginas

21 dezembro 2015

Encerramento do Curso de Libras em Carnaúba dos Dantas-RN.






O projeto de intervenção pedagógica cujo tema: “Empreste as suas mãos para que um surdo possa ouvir” objetiva apresentar todas as condições para que jovens e adultos possam praticar a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (nível básico) de forma educativa, respeitando todas as divergências possíveis relacionadas a educação inclusiva. O projeto de intervenção também abrange um estudo crítico e reflexivo sobre a realidade da comunidade surda brasileira em seus aspectos sociais, econômicos, culturais e legais que orientam e normatizam as políticas de atendimento educacional em instituições de ensino regular e especializado. A LIBRAS, embora reconhecida oficialmente em território nacional, pela Lei Federal nº 10.436/2002, ainda é desconhecida pela imensa maioria da população e continua sendo encarada, equivocadamente, apenas como um conjunto de gestos naturais ou ‘mímica’, utilizada pelos surdos na ausência da oralidade.

O referido projeto foi desenvolvido na Escola Estadual João Henrique Dantas a partir de um minicurso durante o período correspondente aos meses de abril a dezembro de 2015. O público-alvo abrangeu a princípio, cerca de 60 alunos das mais variadas turmas que se integram na escola (a partir dos 8º anos do ensino fundamental e de todo o ensino médio), além de outras pessoas que já estudaram na referida instituição de ensino, que através de um processo seletivo de caráter eliminatório e classificatório (conforme as estratégias elaboradas do projeto pedagógico da escola) foram aprovados.

Sendo assim, o Curso de Libras foi encerrado na última quarta-feira (16/12) com a conclusão de 41 participantes, que apesar das “dificuldades” que foram enfrentadas, disseram SIM e apoiaram cada vez mais os ramos da inclusão social. Durante a cerimônia de encerramento (entrega dos certificados) houve algumas apresentações com os alunos concluintes sinalizando através da Libras 3 músicas populares. Além disso, algumas pessoas como Inalva Dantas de Oliveira (Diretora da E. E. João Henrique Dantas), Joelson Cézar de Medeiros Dantas da Silva (Professor instrutor voluntário do Curso de Libras na referida instituição), Danielle Carla Dantas da Silva (aluna da turma de 2014 e atual monitora do Curso de Libras desse ano), Marli de Medeiros Dantas (Vereadora), Alexandre Dantas de Medeiros (Professor de Língua Portuguesa na referida instituição), além de alguns alunos participantes, ambos relataram as experiências adquiridas e apresentaram argumentos em relação à educação inclusiva e, sobretudo, ao projeto de intervenção realizado na Escola ao decorrer desse ano durante os 8 meses de atividades desenvolvidas. A solenidade de entrega de certificados contou também com as participações de Francilene Pereira (Professora de História) e Juliana de Souza (Vereadora).


“Suas mãos podem falar! Aprenda você também a língua de sinais!”

Texto: Joelson Cézar
Fotos: Juninho Mix

Nenhum comentário:

Postar um comentário