Seja bem-vindo ao Blog do Juninho Mix

Páginas

16 junho 2014

Curso de Libras vem mudando a vida dos jovens de Carnaúba dos Dantas.


CURSO DE LIBRAS:

“NOSSAS MÃOS PODEM FALAR ATRAVÉS DA LÍNGUA DE SINAIS”

O referido projeto está sendo desenvolvido na Escola Estadual João Henrique Dantas a partir de um minicurso durante o período correspondente aos meses de abril a novembro de 2014. O público-alvo abrange cerca de 60 alunos das mais variadas turmas que se integram na escola (a partir dos 8º anos do ensino fundamental e de todo o ensino médio), além de outras pessoas que já estudaram na referida instituição de ensino, que através de um processo seletivo de caráter eliminatório e classificatório (prova com questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais e específicos na área) foram aprovados. Este minicurso tem como objetivo geral em capacitar pessoas para a comunicação com os surdos e disseminar o conhecimento sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, e facilitar a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes no processo de ensino-aprendizagem, culminando com a quebra de barreiras comunicacionais como uma forma de acessibilidade nesta instituição.

O presente projeto de intervenção pedagógica cujo tema: “Nossas mãos podem falar através da língua de sinais” objetiva apresentar todas as condições para que jovens e adultos possam praticar a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (nível básico) de forma educativa, respeitando todas as divergências possíveis relacionadas a educação inclusiva. O projeto de intervenção também abrange um estudo crítico e reflexivo sobre a realidade da comunidade surda brasileira em seus aspectos sociais, econômicos, culturais e legais que orientam e normatizam as políticas de atendimento educacional em instituições de ensino regular e especializado. A LIBRAS, embora reconhecida oficialmente em território nacional, pela Lei Federal nº 10.436/2002, ainda é desconhecida pela imensa maioria da população e continua sendo encarada, equivocadamente, apenas como um conjunto de gestos naturais ou ‘mímica', utilizada pelos surdos na ausência da oralidade.

O minicurso de Libras está sendo desenvolvido e executado durante todas as quartas-feiras no horário noturno (19:30 às 21:00 horas) de acordo com a proposta da Escola Estadual João Henrique Dantas. As aulas de Libras são ministradas pelo professor instrutor voluntário da instituição e o projeto tem a supervisão de toda a equipe que compõe a gestão escolar. O conteúdo vem sendo abordado por meio de aulas interativas que se constituem através de apresentações orais e de seminários, filmes e documentários que relatem sobre pessoas surdas, dramatização, conversação, diálogo, discussão acerca do tema proposto para a aula do dia, figuras e dinâmicas, material impresso, atividades avaliativas pedagógicas (escritas e práticas) em grupo e individual. O processo avaliativo se dará continuamente ao decorrer do minicurso por meio de observações do domínio da língua pelos participantes, seu envolvimento nos exercícios práticos e pelas aplicações de atividades. Além disso, os alunos só receberão certificado se obtiverem uma média de, no mínimo, 70% de frequência das aulas dadas.
Dos 60 participantes dos quais foram aprovados no exame de seleção e que já são atuantes no minicurso, estão assim distribuídos em uma turma única:
• 18 alunos (representantes das turmas dos 2º Anos – Ensino Médio);
• 12 alunos (ex-alunos que já estudaram na referida escola);
• 09 alunos (representantes das turmas dos 9º Anos – Ensino Fundamental);
• 09 alunos (representantes das turmas dos 8º Anos – Ensino Fundamental);
• 06 alunos (representantes das turmas dos 3º Anos – Ensino Médio);
• 06 alunos (representantes das turmas dos 1º Anos – Ensino Médio).

Esperamos e acreditamos que esta ação favorecerá e ampliará a construção de conhecimentos que melhorem o desempenho escolar e social de todos que estão participando deste projeto de intervenção.

OPINIÕES DE ALGUNS PARTICIPANTES SOBRE O CURSO DE LIBRAS:

>> Kaline Aywme – aluna do 3º Ano do Ensino Médio:
“Bom, eu entrei pro curso de libras porque despertou uma curiosidade sobre o assunto, e também achei que pode ser muito importante no meu currículo. Estou realmente apaixonada pelo curso, a cada aula aprendo novas coisas e tenho vivido novas experiências. Acho muito importante esse despertar de querer buscar conhecimentos sobre um assunto que muitas vezes está sendo excluído na sociedade. Espero conhecer pessoas surdas, e com certeza vou gostar de praticar o pouco que sei com essas pessoas.”

>> Jéssica Oliveira – aluna do 3º Ano do Ensino Médio:
“O curso de libras trata-se da expansão da acessibilidade em relação às pessoas surdas no Brasil. Por isso, se faz necessário notar a devida importância do mesmo. Eu iniciei no curso com o intuito de aprender coisas novas e ter novas experiências, mas no decorrer do tempo, pude me doar e como recompensa recebi muito reconhecimento que é a única coisa que jamais pode me ser tirado. No final do curso não pretendo parar, quero aprofundar meus conhecimentos nesta área, até porque sempre há novas coisas para aprender. O curso de libras me conquistou, me identifiquei muito e pretendo passar adiante meus conhecimentos.”

>> Danielle Carla – aluna do 2º Ano do Ensino Médio:
“Bem, o curso pra mim está sendo algo ótimo, pois tenho uma prima surda e isso facilitou a comunicação com ela. E acho que a língua de sinais é algo muito importante para o nosso futuro, e também para o nosso presente, pois é a segunda língua oficial de nosso país. O curso de uma forma geral está sendo magnífico pra mim, e acho que para todos. Estou aprendendo muitos sinais, que antes para mim, eram totalmente desconhecidos. Agora conheço o básico, e sinto que posso evoluir nessa área, pois me interesso muito por Libras.”

>> Yasmin Agner – Ex-aluna da Escola Estadual João Henrique Dantas, e atual aluna do IFPB (Campus de Picuí):
“Eu não me identificava muito com libras, apesar de já ter estudado com uma pessoa surda. E veio a vontade de fazer a prova e, passei. Agora estou gostando muito do curso, pretendo fazer outros cursos de libras e me aperfeiçoar mais, e quem sabe até ser uma professora no futuro!”

>> Ana Carla – aluna do 8º Ano do Ensino Fundamental:
“Fiz a prova do curso para adquirir mais conhecimentos, afinal a libras é a segunda língua oficial no Brasil. Comecei e me apaixonei pelo curso, e acho que esta língua pode tornar mais igual a nossa sociedade, que às vezes é muito desumana com as pessoas especiais. Espero aprender cada vez mais, e usar para o bem o que aprendi.”

>> Beatriz Silva – aluna do 2º Ano do Ensino Médio:

“Estou gostando muito do curso. Quando apareceu essa oportunidade me escrevi só por curiosidade mesmo, passei e atualmente estou aprendendo libras. Estou apaixonada em aprender uma nova língua, em poder se comunicar com pessoas surdas que são tão excluídas pela sociedade, isso pode me ajudar muito no futuro, principalmente para colocar em currículos.”

Fonte: Joelson Cézar

Nenhum comentário:

Postar um comentário