CURSO
DE LIBRAS:
“NOSSAS
MÃOS PODEM FALAR ATRAVÉS DA LÍNGUA DE SINAIS”
O referido projeto
está sendo desenvolvido na Escola Estadual João Henrique Dantas a partir de um
minicurso durante o período correspondente aos meses de abril a novembro de
2014. O público-alvo abrange cerca de 60 alunos das mais variadas turmas que se
integram na escola (a partir dos 8º anos do ensino fundamental e de todo o
ensino médio), além de outras pessoas que já estudaram na referida instituição
de ensino, que através de um processo seletivo de caráter eliminatório e
classificatório (prova com questões de múltipla escolha sobre conhecimentos
gerais e específicos na área) foram aprovados. Este minicurso tem como objetivo
geral em capacitar pessoas para a comunicação com os surdos e disseminar o
conhecimento sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, e facilitar a
comunicação entre pessoas surdas e ouvintes no processo de ensino-aprendizagem,
culminando com a quebra de barreiras comunicacionais como uma forma de
acessibilidade nesta instituição.
O presente projeto
de intervenção pedagógica cujo tema: “Nossas
mãos podem falar através da língua de sinais” objetiva apresentar todas as
condições para que jovens e adultos possam praticar a Língua Brasileira de
Sinais – LIBRAS (nível básico) de forma educativa, respeitando todas as
divergências possíveis relacionadas a educação inclusiva. O projeto de
intervenção também abrange um estudo crítico e
reflexivo sobre a realidade da comunidade surda brasileira em seus aspectos
sociais, econômicos, culturais e legais que orientam e normatizam as políticas
de atendimento educacional em instituições de ensino regular e especializado. A
LIBRAS, embora reconhecida oficialmente em território nacional, pela Lei
Federal nº 10.436/2002, ainda é desconhecida
pela imensa maioria da população e continua sendo
encarada, equivocadamente, apenas como um conjunto de gestos naturais ou
‘mímica', utilizada pelos surdos na
ausência da oralidade.
O minicurso de
Libras está sendo desenvolvido e executado durante todas as quartas-feiras no
horário noturno (19:30 às 21:00 horas) de acordo com a proposta da Escola
Estadual João Henrique Dantas. As
aulas de Libras são ministradas pelo professor instrutor voluntário da
instituição e o projeto tem a supervisão de toda a equipe que compõe a gestão
escolar. O conteúdo vem sendo abordado por meio de aulas interativas que se
constituem através de apresentações orais e de seminários, filmes e
documentários que relatem sobre pessoas surdas, dramatização, conversação,
diálogo, discussão acerca do tema proposto para a aula do dia, figuras e
dinâmicas, material impresso, atividades avaliativas pedagógicas (escritas e
práticas) em grupo e individual. O processo avaliativo se dará continuamente ao
decorrer do minicurso por meio de observações do domínio da língua pelos
participantes, seu envolvimento nos exercícios práticos e pelas aplicações de
atividades. Além disso, os alunos só receberão certificado se obtiverem uma
média de, no mínimo, 70% de frequência das aulas dadas.
Dos 60 participantes
dos quais foram aprovados no exame de seleção e que já são atuantes no
minicurso, estão assim distribuídos em uma turma única:
• 18 alunos (representantes das
turmas dos 2º Anos – Ensino Médio);
• 12 alunos (ex-alunos que já
estudaram na referida escola);
• 09 alunos (representantes das
turmas dos 9º Anos – Ensino Fundamental);
• 09 alunos (representantes das
turmas dos 8º Anos – Ensino Fundamental);
•
06 alunos (representantes das turmas dos 3º Anos – Ensino Médio);
• 06 alunos
(representantes das turmas dos 1º Anos – Ensino Médio).
Esperamos
e acreditamos que esta ação favorecerá e ampliará a construção de conhecimentos
que melhorem o desempenho escolar e social de todos que estão participando
deste projeto de intervenção.
OPINIÕES DE
ALGUNS PARTICIPANTES SOBRE O CURSO DE LIBRAS:
>> Kaline
Aywme – aluna do 3º Ano do Ensino Médio:
“Bom, eu entrei pro
curso de libras porque despertou uma curiosidade sobre o assunto, e também
achei que pode ser muito importante no meu currículo. Estou realmente
apaixonada pelo curso, a cada aula aprendo novas coisas e tenho vivido novas
experiências. Acho muito importante esse despertar de querer buscar
conhecimentos sobre um assunto que muitas vezes está sendo excluído na
sociedade. Espero conhecer pessoas surdas, e com certeza vou gostar de praticar
o pouco que sei com essas pessoas.”
>> Jéssica
Oliveira – aluna do 3º Ano do Ensino Médio:
“O curso de libras
trata-se da expansão da acessibilidade em relação às pessoas surdas no Brasil.
Por isso, se faz necessário notar a devida importância do mesmo. Eu iniciei no
curso com o intuito de aprender coisas novas e ter novas experiências, mas no decorrer
do tempo, pude me doar e como recompensa recebi muito reconhecimento que é a
única coisa que jamais pode me ser tirado. No final do curso não pretendo
parar, quero aprofundar meus conhecimentos nesta área, até porque sempre há
novas coisas para aprender. O curso de libras me conquistou, me identifiquei
muito e pretendo passar adiante meus conhecimentos.”
>> Danielle
Carla – aluna do 2º Ano do Ensino Médio:
“Bem, o curso pra
mim está sendo algo ótimo, pois tenho uma prima surda e isso facilitou a comunicação
com ela. E acho que a língua de sinais é algo muito importante para o nosso
futuro, e também para o nosso presente, pois é a segunda língua oficial de
nosso país. O curso de uma forma geral está sendo magnífico pra mim, e acho que
para todos. Estou aprendendo muitos sinais, que antes para mim, eram totalmente
desconhecidos. Agora conheço o básico, e sinto que posso evoluir nessa área,
pois me interesso muito por Libras.”
>> Yasmin
Agner – Ex-aluna da Escola Estadual João Henrique Dantas, e atual aluna do IFPB
(Campus de Picuí):
“Eu não me
identificava muito com libras, apesar de já ter estudado com uma pessoa surda.
E veio a vontade de fazer a prova e, passei. Agora estou gostando muito do
curso, pretendo fazer outros cursos de libras e me aperfeiçoar mais, e quem
sabe até ser uma professora no futuro!”
>> Ana Carla
– aluna do 8º Ano do Ensino Fundamental:
“Fiz a prova do
curso para adquirir mais conhecimentos, afinal a libras é a segunda língua
oficial no Brasil. Comecei e me apaixonei pelo curso, e acho que esta língua
pode tornar mais igual a nossa sociedade, que às vezes é muito desumana com as
pessoas especiais. Espero aprender cada vez mais, e usar para o bem o que
aprendi.”
>> Beatriz
Silva – aluna do 2º Ano do Ensino Médio:
“Estou gostando muito
do curso. Quando apareceu essa oportunidade me escrevi só por curiosidade
mesmo, passei e atualmente estou aprendendo libras. Estou apaixonada em
aprender uma nova língua, em poder se comunicar com pessoas surdas que são tão
excluídas pela sociedade, isso pode me ajudar muito no futuro, principalmente
para colocar em currículos.”
Fonte: Joelson Cézar
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